ALUNA DO PROGRAMA RECEBE PRÊMIO DIMITRI TIHOHOD, NO CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA, VITÓRIA, ES, 2017

           Com muita satisfação o Coordenador do Programa, Prof. Adalberto C. Café Filho divulga recente conquista de nossa aluna, doutoranda Carina M.L. Lopes, durante o Congresso Brasileiro de Nematologia de Vitória, 2017. Trata-se do Prêmio Dimitri Tihohod, distribuído uma vez por ano a três trabalhos apresentados durante o Congresso.

           O Prêmio Dimitri Tihohod, da Sociedade Brasileira de Nematologia contempla anualmente estudantes de pós-graduação que são primeiros autores de trabalhos em nematologia. Carina foi contemplada pelo trabalho "Variabilidade genética de Meloidogyne incognitado algodoeiro no Oeste da Bahia.” Nossos melhores parabéns para Carina, pela conquista desta láurea! Coordenação do PPG-FIT. 


RESULTADO DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOPATOLOGIA PARA OS CURSOS MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2017 

            O Presidente da Comissão de Seleção Prof. Juvenil Enrique Cares faz publicar o resultado da seleção de candidatos ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, conforme se pode ler nas listagens dos selecionados.


 

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOPATOLOGIA PARA OS CURSOS MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2017

            O Presidente da Comissão de Seleção Prof. Juvenil Enrique Cares faz publicar o resultado da análise das inscrições de candidatos ao ingresso no Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, conforme se pode ler na lista de homologações. 


I SIMPÓSIO DE FITOPATOLOGIA / UnB 

INOVAÇÕES NO MANEJO DE DOENÇAS DE PLANTAS. 

          O Departamento de Fitopatologia, da UnB está promovendo o I Simpósio de Fitopatologia / UnB centrado no tema "Inovações no manejo de doenças de plantas" com a apresentação de palestras focadas em métodos atuais no manejo de doenças de plantas, abordados por pesquisadores renomados de instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do país. Leia no folheto os detalhes das apresentações e o cronograma de atividades, com início previsto para o dia 7 de junho próximo.


SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOPATOLOGIA PARA OS CURSOS MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2016 

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao(s) curso(s) de Doutorado e Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia para o Segundo Período Letivo de 2016, deverão ser feitas no período de 13/06 a 30/06/2016. Leia o EDITAL n. 01/2016  e se informe das normas e regulamentos do processo seletivo


CANDIDATOS APROVADOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO

 O Coordenador do Programa de Pós Graduação em Fitopatologia, Prof. Juvenil Enrique Cares, divulga a lista dos candidatos apovados para ingresso no Mestrado e no Doutorado, no primeiro período letivo de 2016.. Em casos de dúvidas o Edital pode ser consultado.


TESE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOPATOLOGIA DA UnB PREMIADA NA ÁREA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

O Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia do Departamento de Fitopatologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília foi recentemente distinguido com Menção Honrosa  na décima edição do “Prêmio Capes de Teses”, área Ciências Agrárias, tendo sido premiada a  tese de Edivânio R. de Araújo, intitulada “Diagnose molecular e estudos epidemiológicos da mancha bacteriana do tomateiro”, conduzida sob a orientação da Profa. Marisa A.S. Velloso Ferreira e co-orientada pela Dra. Alice M. Quezado-Duval da Embrapa Hortaliças.

O autor e as orientadoras merecem os melhores cumprimentos dos professores do Departamento, especialmente a Profa. Marisa, que com duas teses defendidas, recebeu Menções Honrosas em ambas as orientações, fato digno de destaque.

O Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, coordenado pelo Prof. Juvenil Enrique Cares, é agraciado pela terceira vez com Menção Honrosa, na Área de Ciências Agrárias I, a maior e mais concorrida de todas as áreas de conhecimento da CAPES, com 142 Programas de Doutorado.

Mais uma vez, a Universidade de Brasília ficou bem representada, com dois Prêmios (Programa de PG em Ciências da Informação e Programa de PG em Estruturas e Construção Civil) e mais cinco menções honrosas (Programas de Pós Graduação em Administração, Fitopatologia, Direito, Geologia e Linguística).

Os Prêmios CAPES de teses foram instituídos pela Portaria nº 97, de 21 de dezembro de 2005, com a primeira edição em 2006, com o objetivo de distinguir as melhores teses de doutorado defendidas nos cursos reconhecidos pelo MEC. Nesta edição participaram 1997 cursos de doutorado reconhecidos pelo MEC, divididos em 49 Áreas do Conhecimento.

A informação contida neste informe foi produzida pelo Prof. Adalberto Café-Filho, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia.


 Seleção de candidato para uma vaga pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia

        O Coordenador do Progama, Prof. Juvenil E. Cares anunciou que se encontram abertas as inscrições (até 19 de dezembro próximo) para seleção de um bolsista PNP/CAPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia do Departamento. Leia o Edital.


 

Concurso Público para Professor do Departamento        

                 Encontram-se abertas as inscrições para o concurso público para seleção de candidatos para o Cargo de Professor de Magistério Superior, Adjunto "A", Nível 1, a ser lotado no Departamento de Fitopatologia, Instituto de Ciências Biológicas,  para atuar na área de Fitopatologia/Micologia. Leia os Editais.        


 Novos alunos são admitidos para iniciar as atividades no segundo período letivo regular de 2014.

                Foram selecionados para o Doutorado: Josiane Goulart Batista; Ana Cristina Oliveira Teixeira; Juliana Osse de Souza; Rafaela Cristina Ferreira Borges e Pedro Victor Verlage Alves. Para o Mestrado foram selecionados: Thaís Pereira Martins; Patrícia Honorato de Carvalho; Bruno César Pereira de Souza e Fernanda de Lima Mesquita.


Defesa de Teses

          O aluno Esdras Henrique da Silva, apresentou e teve sua tese intitulada "Variabilidade genética e fisiológica de populações de Meloidogyne incognita e identificação de QTLs de uma nova fonte de resistência do algodoeiro (Gossypium spp.) a esse nematóide", aprovada pela Comissão Examanidora formada por Cleber Furlanetto (Orientador), Juvenil Enrique Cares, Robert Neil Gerard Miller, Márcio de Carvalho Moretzsohn (Embrapa Cenargen)  Maria Esther de Noronha Fonseca Boiteux (Embrapa Hortaliças), no dia 24 de julho último.


        A aluna Eliane Amaral de Souza Armando apresentou e teve sua tese intitulada "Fungos epifíticos e fitopatogênicos associados a plantas do cerrado", aprovada pela Comissão Examanidora formada por José Carmine Dianese (Orientador), Denise Vilela de Rezende, Carlos Intônio Inácio (Unif. Fed. Rural do Rio de Janeiro), Luis Fernando Pascholati Gusmão (Univ. Est. de Feira de Santana) e Robert Weingart Barreto (Univ. Fed. de Viçosa), no dia 15 de julho último.