O departamento de Fitopatologia (FIT) da Universidade de Brasília (UnB) surgiu em 1989 advindo da divisão do Departamento de Biologia Vegetal (VEG) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Porém, a Fitopatologia na UnB começou sua representação com a vinda do professor A. Takatsu no final da década de 1960, e, em 1972 com o professor J. C. Dianese. No início o FIT contou com os professores: A. Takatsu (Aposentado), J. C. Dianese (Aposentado), C. L. Costa (Aposentado), F. P. Cupertino (Aposentado), M. T. Lin, H. Bolkan e C. S. Huang.

Na década de 1980, com a saída dos professores Lin, Bolkan e C. S. Huang, foram contratados, Wilma R. C. Ribeiro (Falecida), e, por concurso os professores, S. P. Huang (Falecido), A. C. Café Filho (Aposentado) e J. E. Cares. Nos anos de 1990 ingressaram por concurso os professores C. H. Uesugi (Aposentado), Denise V. Rezende e Marisa A. S. V. Ferreira. Na década seguinte ingressaram, também por concurso público, os professores L. E. B. Blum, C. Furlanetto, Rita C. P. Carvalho e H. M. M. Vale.

Entre 2011 e 2019, juntaram-se ao departamento os professores D. B. Pinho, M. Rossato e Thaís R. Santiago. Atualmente o departamento de Fitopatologia possui dez professores efetivos em atividade: Cleber Furlanetto – Nematologia; Danilo Pinho – Micologia; Denise Rezende – Patologia Florestal; Helson Vale – Ecologia microbiana e Micologia; Juvenil Cares – Nematologia; Luiz Blum – Controle de doenças; Marisa Ferreira – Bacteriologia; Maurício Rossato – Bacteriologia; Rita Carvalho – Virologia; Thais Santiago – Epidemiologia.